Home > Lições de Células > A importância de fazer parte de uma Igreja

A importância de fazer parte de uma Igreja

MATEUS 16:18

Às vezes as pessoas se perguntam: será que é necessário frequentar uma Igreja? Será que preciso estar seguindo uma Igreja e caminhar nela?

Biblicamente a palavra “Igreja” vem do grego “ekklesia”, ou seja, “um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado e pertencerem a Cristo”. Logo, é o local escolhido e criado por Jesus para que, aqueles que saíram do pecado possam congregar e ser orientados nos caminhos do Senhor (Mateus 16:18).

Outra coisa que precisamos entender é que a Igreja não possui dono, não é do fulano, nem do ciclano, mas sim de Jesus, que comprou a igreja com seu próprio sangue. (Atos 20:28 – Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue)

Respondamos as duas perguntas no início da lição:

I) A Igreja, através do pastor é quem me ensinará o caminha que devemos seguir – I Timóteo 3:14-15

O apóstolo Paulo, orienta ao jovem pastor Timóteo que andasse e ensinasse os irmãos a andar corretamente na Casa de Deus. Ele orienta através das duas cartas escritas a Timóteo, qual deveria ser o procedimento e a forma de: andar, se portar e agir. E por ser pastor, ele teria a responsabilidade de ensinar isto para a Igreja.

Precisamos aprender algo, nossos pastores são os instrumentos dados por Deus para apascentar nossas vidas e para ensinar-nos andar nos caminhos do Senhor. Portanto, cuidado com os ensinos que provém de outras igrejas e de outros pastores, podem ser armadilhas para nos tirar do centro da vontade de Deus e para nos afastar da Igreja, local que Deus nos plantou.

 II) A Igreja é o local de exercermos os princípios da Palavra de Deus

A Bíblia fala de alguns princípios que exerço quando estou em comunhão com a Igreja: participar da Ceia do Senhor (I Coríntios 11:17-34, para ofertar (I Coríntios 16:1-3), para cantar hinos de louvor e adoração (Efésios 5:19-21) e para ensinar a palavra do Senhor (I Coríntios 14:26).

Crente sem Igreja é crente sujeito a ser abatido. Precisamos estar em comunhão com a Igreja, pois ali nossa fé é colocada em prática e nosso louvor e gratidão são apresentados a Deus.

III) O Perigo de me afastar da Igreja – Hebreus 10:23-25

O papel da Igreja é orientar as vidas; é incentivar uns aos outros quando estão fracos; é estimular a andar nos caminhos do Senhor. Quando a Igreja esquece ou deixa de cumprir esta função, a tendência é perder o foco do Evangelho. E isto faz com que alguns irmãos possam deixar a congregação e voltar para suas velhas vidas, e esta não é a vontade do Senhor.

Afastar da Igreja não é o melhor caminho, a melhor atitude é trabalharmos para nos edificar juntamente, ou seja, construirmos juntos a fé cristã, sem que ninguém se perca.

Aplicação: Somos a Igreja Ágape (a Igreja do amor), aquela que precisa caminhar unida, que precisa crescer junta e que precisa levar a todos que aqui se achegarem para o céu. Você está disposto a isto? Você entende que precisa estar na Igreja e ali se firmar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*