Home > Lições de Células > O Homem usado por Deus

O Homem usado por Deus

Gênesis 37:1-11

Espiritualmente falando, só existem dois reinos; ou pertencemos ao reino dos Céus ou pertencemos às Trevas. Pertencer ao Reino do Senhor exige de cada um de nós posicionamentos, exige maturidade e desejo de se render diante Daquele que tem o poder nas mãos: Jesus Cristo de Nazaré.

Muitos acham que para pertencer a Jesus e ser usado por Ele, é necessário que primeiro tenha muito tempo de Igreja, ser um grande dizimista, exercer um ministério poderoso, entre tantas condições. É bem verdade que estes são princípios que deverão ser reais em nossas vidas. Porém, quando Deus chama, Ele olha primeiramente o coração e o quanto esta pessoa está disposta a ser instrumento em Sua mão.

Mas quais as características deve apresentar ohomem e a mulher que o Senhor quer e vai usar?

  1. Alguém que sonhe os sonhos de Deus

Se você observar a vida de José, a princípio, ele nem entendia o que Deus tinha para sua vida e iria fazer através dela. Ele simplesmente recebeu os sonhos de Deus em sua vida e passou a proclamá-lo, a anunciá-lo e a torná-lo visível diante dos homens.

É bem verdade que pela sua pouca experiência, o fez de forma errada, mas apesar de sua imaturidade, não deixou que o sonho de Deus, a ser vivido por ele, ficasse escondido, no esquecimento. Ele teve a coragem de levar a diante estes sonhos.

Você tem sonhos de Deus, viva-os, traga-os à tona. Porém, cuidado com quem os compartilha e como os compartilha. Busque sempre compartilhá-los com quem sonha como você ou mais que você.

  1. Alguém preparado a sofre por amor ao Evangelho e ao seu chamado

É interessante notar no texto que, por sonhar os sonhos de Deus, sofreu com a inveja dos seus irmãos. Algo que o levou a ser vendido como escravo, ainda que alguns, queriam vê-lo morto. Isso aconteceu também com Jesus, com os apóstolos e com muitos homens de Deus.

Ser escolhido por Deus para viver o Seu chamado, pode nos levar, algumas vezes a passar por isso também. Porém, preciso saber que, apesar das lutas, provações, perseguições e ataques, eu serei sempre vencedor, pois nenhum dos sonhos de Deus vão se frustrar.

Preciso entender algo, minha luta não é contra pessoas. Os ataques podem até vir delas, mas usadas pelo inimigo, que quer ver os planos de Deus se frustrarem, o que nunca acontecerá.

  1. Alguém que mantém sempre via a esperança do seu Chamado

O jovem José, poderia ter pensado que aqueles sonhos não fossem de Deus. Poderia pensar que foi um erro ou que Deus tinha se esquecido dele. Mas não, a Bíblia afirma que ele manteve a sua postura, sendo sempre fiel, mantendo seu posicionamento no meio de um povo estranho, e mesmo sendo traído e enganado, não desanimou. Tanto é que ao final do livro de Gênesis, diz que Deus o havia preservado para que os Seus sonhos fossem concretizados.

Nunca perca a esperança, pois Aquele que fez a promessa é fiel para cumpri-la. Aquele que deu o sonho, vai realiza-lo. E aquele que foi chamado (eu e você), por Deus, viveremos tudo o que Deus tem planejado a nosso respeito.

Conclusão: Você foi chamado por Deus para viver os Seus sonhos a teu respeito. Apenas entenda algo: precisamos vivê-los, estar preparado para os momentos difíceis e mantermos firme a nossa esperança. Todos se concretizarão, pois fomos chamados pelo Senhor.