Home > Lições de Células > Preciso manter a chama acesa no Altar

Preciso manter a chama acesa no Altar

LEVÍTICOS 6:12-13

A vida de toda pessoa que se converte ao cristianismo é marcada por algumas fases: conhece a Palavra, tem a experiência da Conversão, passa pela ordenança do Batismo; começa crescer espiritualmente; é batizada no Espírito Santo e após conhecer os seus dons, passa desenvolver o seu ministério.

Podemos até dizer que em cada uma destas fases, uma chama é acesa na vida de cada um dos cristãos. Porém, a grande questão não está em acender estas chamas e sim como mantê-las acesas no altar, ou seja, em nossas vidas. Aprendamos no texto, como manter esta chama acesa em nossas vidas:

1- O fogo deve ser mantido aceso a cada manhã

É nossa responsabilidade manter este fogo aceso. E para tanto, é necessário que a cada manhã coloquemos lenha, combustível e o acendamos. Isto somente acontece se nós adotarmos uma postura, de todas as manhãs, ter um tempo para buscar a Deus. Um momento para leitura da Palavra, para oração e para desenvolver um relacionamento com Ele. Lembre-se que a Palavra de Deus nos diz que “As misericórdias se renovam a cada manhã” (Lamentações 3:22-23). E este é um bom tempo para agradecer, para buscar direção e para nos consagrarmos, para um novo dia que se inicia.

2- Colocar sobre o altar os holocaustos

Os holocaustos eram sacrifícios completamente queimados a Deus. Nada dele poderia ser separado para o consumo e nada poderia ser tomado, era completamente consumido pelo fogo. Em nosso dia precisamos sacrificar a Deus. Não sacrifícios de animais, mas o sacrifício aceitável por Deus: “sacrifícios de louvor” (Hebreus 13:15), ou seja, ações, atitudes, palavras que expressem quem Ele é em nossa vida e o quanto queremos honrá-lo através de tudo o que temos e somos. Estes sacrifícios nunca serão rejeitados pelo Senhor, mas chegarão com cheiro suave e agradável diante Dele.

3- Queimar as ofertas pacíficas

As ofertas pacíficas eram trazidas ao Senhor, mas era por direito, dos sacerdotes. Traziam-se bois ou vacas, ovelhas, ou cabras para serem queimados ao Senhor; o sangue de animais era derramado ao redor do altar; as gorduras e as entranhas eram queimadas, e o restante era comido pelos sacerdotes. Este sacrifício de louvor e ação de graças era quase sempre, um ato voluntário. Ter um coração voluntário, é estar disposto a se render diante de Deus e trabalhar para Ele com alegria, não sendo isso um fardo em nossas vidas. Queimar ofertas pacíficas a Deus, fará com que nosso altar tenha a chama acesa constantemente.

Conclusão: Precisamos manter este fogo de Deus sempre aceso em nossas vidas, para tanto, temos que tomar algumas atitudes que são necessárias, para que Ele esteja sempre ardendo em nós. E mais, para que as ofertas que entregamos a Deus possam sempre chegar com cheiro suave e agradável. É isto que desejamos para nossas vidas? Este é o propósito do nosso coração?