Home > Lições de Células > Tendo vitória sobre as tribulações

Tendo vitória sobre as tribulações

ATOS 9:1-19

Uma inverdade que tem sido ensinada nas Igrejas é que sempre seremos vitoriosos e que nunca iremos passar por lutas e tribulações. Paulo é um exemplo de cristão, formado na Palavra e que nunca desistiu, mesmo passando por grandes tribulações. Ele teve uma experiência de conversão poderosa, passou por momentos em que se encontrou cego e angustiado por ter que esperar o que iria lhe acontecer.

Você pode estar dizendo: “a minha luta é muito grande” ou “você não sabe o que estou passando”. Comparemos a nossa luta com a de Paulo: “trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas” (II Coríntios 11:23-28)

Três lições que preciso tirar para minha vida

I) Nem sempre tenho vivido o Evangelho Bíblico – Muitos crentes estão acostumados a ouvir apenas o Evangelho de prosperidade, ser feliz, ter o carro do ano, a casa própria, a saúde perfeita, etc. É verdade que Deus tem um coração voltado a nos abençoar, porém, nunca ensinou que em meio as bênçãos seremos isentos de lutas e sofrimento. O perigo de sermos assim é que seremos uma igreja repleta de crentes frágeis, cheios de caprichos e despreparados para as lutas. Claro que a Bíblia não defende uma vida de sofrimentos. Porém, preciso entender que para que tenha vitórias e conquistas, muitas vezes terei lutas e, por vezes, alguns sofrimentos.

II) Não posso deixar de seguir a Cristo porque não tenho o que quero e estou passando por lutas internas (mente) e externas – Nem todos os crentes estão preparados para suportar o “dia mal”, com fé e sem desistir. Paulo foi um crente vencedor porque aprendeu o valor das lutas e tribulações. Deus se utilizou seu sofrimento para tratar o seu caráter e conduta; para que crescesse na fé e fosse aperfeiçoado e para que se aproximasse mais de Deus. Paulo tornou-se um cristão firme, que nunca desistiu de seguir a Cristo e que compreendia tudo o que Jesus havia feito por ele.

III) Não posso abrir mão de ser um vencedor – Paulo foi exemplo para nós, pois entendia que seguir a Cristo não significava viver sem lutas ou tribulações. Ele foi sendo preparado para entender o valor do sofrimento e para superá-lo com fé e perseverança. Tornou-se, por isso mesmo, um vencedor (Romanos 8.31-39) e um discípulo disposto a qualquer sacrifício por amor a Jesus (Atos 20.22-24)

Conclusão: As lutas têm te consumido? Tem feito você parar ou desistir? Aprenda, que as lutas e provações são oportunidades que temos de ser tratados, de aumentar a nossa fé e de conquistarmos grandes vitórias. (Encerrar orando para que estas lutas e provações passem e que possamos ter fé e perseverança para vencer cada uma delas).