Home > Lições de Células > Um lar estruturado: O Projeto de Deus – Parte II

Um lar estruturado: O Projeto de Deus – Parte II

I Timóteo 5:8

O apóstolo Paulo escreve ao jovem pastor Timóteo sobre a necessidade que existe de cuidarmos de nossos familiares. A família é nosso bem mais precioso. Deus nos concedeu a família para que juntos possamos construir uma história e que esta história seja de sucesso.

A família é o alvo da graça divina, a menina dos olhos de Deus, é nosso porto seguro aonde podemos descansar e achar abrigo, enfim, a família foi estabelecida para vivermos um pedacinho do céu aqui na Terra.

Mas sabemos que nem sempre é isto o que acontece. Muitas vezes vemos o caos instalado, a desestrutura nos relacionamentos. E isto, precisamos trabalhar para que a nossa família seja conforme Deus projetou: abençoada, feliz e repleta de paz.

Pensemos nos conselhos do apóstolo Paulo:

I) Precisamos ter “cuidado” dos nossos

O cuidado de uns para com os outros dentro da família é algo indispensável. Cuidar implica em observar as quedas e ajudá-los a se levantar; cuidado é observar quando estão firmes e zelarmos para não caiam; cuidado é se preocupar com as tomadas de decisões; cuidado é zelar para que o outro não seja destruído.

Se não há esta preocupação e este cuidado dentro dos nossos lares, a tendência é que alguém de fora cuide. E nem sempre o que vem de fora, tem o melhor para nossa família.

Você tem dispensado o “cuidado” para com os da sua família? Ou tem deixado o mundo cuidar dela?

II) Cuidar da Família é sinal de fé

No meio evangélico, existe um pensamento: “um homem ou uma mulher cheia de fé é aquele que fala muitas línguas, que profetiza, que ora muito, que crê nos sinais, entre outros”. E isto é verdade, pois estes são sinais de alguém que tem fé.

Porém, o apóstolo Paulo diz que não adianta muito sermos assim “tão cheios de fé” e simplesmente não cuidarmos de nossa família. Ele diz que aquele que não cuida dos seus é infiel e nega a sua fé. Ele ainda diz em I Coríntios 13, que estes sinais não servem para nada se não houver o amor e o cuidado.

A pergunta que devemos nos fazer é: Qual é o tamanho do cuidado que tenho para com a minha família? Se for grande, é sinal que tenho muita fé e os sinais que aparecem em minha vida são frutos da minha vida com Deus. Se for negativa a minha resposta, pense, qual o tamanho da minha fé? E estes sinais são verdadeiros e aceitos por Deus?

Conclusão: Firme em Deus a sua aliança pela família e atraia a glória do Senhor sobre sua casa. Viva em comunhão com a família, pois a comunhão desata uma grande colheita e consolida o relacionamento familiar. Faça tudo com alegria e simplicidade de coração e persevere nos objetivos que Deus tem plantando em seu coração pela sua família. Você verá que vai valer a pena cuidar da sua casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*