Home > Lições de Células > Um Tempo de Conquista

Um Tempo de Conquista

Números 13:23-25

Moisés envia 12 príncipes, dentre a Tribo de Israel, para que pudessem expiar a Terra da Promessa e para que tivessem uma visão ampla do território a ser conquistado. Os relatórios são divergentes. Uns criam que a terra era boa, mas que seria impossível conquistá-la. Outros criam que mesmo havendo obstáculos era possível conquistá-la, pois havia sido uma promessa de Deus.

Porém, é necessário entendermos que para tomarmos posse das bênçãos e das promessas de Deus necessitamos:

I – Ter uma visão correta do território a ser conquistado

Veja que o texto nos ensina que aos olhos de 10 destes príncipes, a terra era habitada por gigantes e que aos seus olhos eles eram tidos como gafanhotos (Números 13:33). Não observaram que a terra era tudo o que Deus tinha prometido, focaram apenas no problema. Sabe, deixarmos de observar e analisar corretamente o território a ser conquistado, pode nos levar a perder a bênção, pode nos levar a gastar todas as nossas forças com o problema. Portanto, analisemos corretamente o que desejamos conquistar em nossas vidas e debaixo de uma direção de Deus, avancemos neste processo, tirando os olhos dos problemas.

II – Não tenhamos uma mente pequena e fechada

Aqueles 10 espias se enxergavam como gafanhotos e faziam os habitantes da terra os verem como gafanhotos (pequenos e insignificantes). As vezes agimos assim, deixamos de conquistar em nossas vidas, pois temos uma mente fechada para novidades e pequena, a ponto de não enxergar as coisas grandes e tremendas que o Senhor tem reservado para nossas vidas. A Bíblia diz em I Coríntios 2:9: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. Amamos a Deus? Então precisamos entender que Ele tem grandes coisas para nossas vidas, mas que serão conquistadas quando tivermos uma menta aberta e grande.

III – Nunca nos rebelemos contra os planos de Deus

Aqueles 10 espias voltam e trazem um relatório negativo para o povo. Porém, Josué e Calebe trazem uma palavra ao coração de ânimo aos seus corações. Em Números 14:6-9 diz: E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais”
. É tempo de crermos em Deus. É tempo de crermos em Sua Palavra e é tempo de crermos em Seus profetas (pastores e líderes). Nunca nos rebelemos, pois isto impede o crescimento e a conquista, tanto a nossa, quanto a do Reino.

Conclusão: Hoje o Senhor coloca um novo território para conquistar. E diante daquilo que Ele nos oferece, o que desejamos? Conquistar de forma correta ou retroceder em nossas conquistas? Escolhamos hoje.