Home > Lições de Células > APRENDENDO SOBRE O MAIOR MANDAMENTO: O AMOR – PARTE II

APRENDENDO SOBRE O MAIOR MANDAMENTO: O AMOR – PARTE II

Texto Base: Mateus 22:36-39

Objetivo da Lição: Precisamos aprender amar o nosso próximo, como amamos a Deus e a nós mesmos. Como fazer isso?

Introdução – Na lição anterior falamos sobre o amor a Deus e como podemos expressá-lo. Porém, nessa lição falaremos do amor ao próximo como a nós mesmos. Dizer que amamos a Deus, a quem não vemos, é fácil, mas como é difícil amar as pessoas que estão ao nosso redor, principalmente as que nos feriram, magoaram ou nos fizeram algum tipo de mal. Precisamos definir claramente três coisas:

I) Quem é o meu próximo para que dê amor?

Enquanto alguns dizem que o “nosso próximo” são apenas os “mais chegados, familiares ou pessoas da Igreja, com os quais nos relacionamos bem”. Jesus ensina através da Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:30-37), que devemos amar inclusive aqueles que não comungam da mesma fé, raça, nacionalidade ou do nosso círculo de relacionamento. Amar aqueles que fazem parte do nosso relacionamento é fácil, mas o “meu próximo” vai além das pessoas com as quais me relaciono.

II) O que significa amar o meu próximo?

Precisamos nos lembrar que “amor não é um sentimento, é uma decisão”. Envolve uma ação, assim como vemos na parábola do Bom Samaritano. Não basta simplesmente dizer que amo as pessoas, preciso ter atitudes que expressem esse amor para as pessoas. Preciso orar por elas; me importar com suas lutas e dores; levar o evangelho de salvação à elas; e se possível, acompanhá-las em sua caminhada diária, com o desejo de levá-las a uma experiência genuína com Cristo.

III) Amar o próximo como a nós mesmos

Você já percebeu como nos preocupamos com nossas vidas, saúde, finanças, famílias, vida espiritual e tudo o que diz respeito a nós. Pois é, essa mesma atenção que temos para conosco, deve ser a mesma para com o outro (próximo) que está ao meu redor. Podemos definir o “amar ao próximo como a nós mesmos” como “vou fazer para o outro o que gostaria que fizessem para mim; vou cuidar do outro, como gostaria de ser cuidado; vou tratar os outros, como gostaria de ser tratado”

Aplicação – Hoje podemos tomar uma decisão em nossas vidas. Podemos parar de olha apenas para nós e nossos familiares e passar olhar com os “olhos do Senhor”, para as pessoas que estão ao nosso redor. Isso mudará a nossa atitude como cristãos e poderá mudar a vida e família de pessoas que estão próximas a nós. Vamos nos posicionar?