Home > Lições de Células > Aprendendo sobre o maior mandamento: O Amor (Parte 1)

Aprendendo sobre o maior mandamento: O Amor (Parte 1)

Texto Base: Mateus 22:36-39

Objetivo da Lição: Precisamos aprender amar o nosso próximo, como amamos a Deus e a nós mesmos.

Introdução – Jesus estava sendo questionado por um doutor da Lei, que queria experimentá-Lo, sobre qual seria o maior de todos os mandamentos. No momento Jesus explica que o amor a Deus era o maior de todos os mandamentos; e mostra que não tinha como desvinculá-lo do amor ao próximo e a si mesmo. Se o amor é o maior de todos os mandamento, precisamos vive-lo de forma plena. Diante disso precisamos compreender algumas questões.

I) Como entender sobre o verdadeiro amor

Quando pensamos em amor, precisamos entendê-lo sobre três definições: Ágape (amor incondicional de Deus por nossas vidas); Eros (amor praticado na área sexual); Filéo (amor ligado a amizade). Na resposta de Jesus, O vemos se referindo ao amor Ágape. O amor praticado por Ele para nossas vidas: Amor de praticou quando se entregou na cruz; amor demonstrado sem esperar nada em troca; amor incondicional. Este Amor O levou a deixar seu Trono nos céus; se tornar homem, limitado; ser humilhado e principalmente, enfrentar e morrer na cruz. Mesmo sabendo que este amor não seria retribuído por muitos. Esse é o verdadeiro amor.

II) O que significa amar a Deus?

Amar a Deus é uma decisão pessoal, algo não imposto ao ser humano. É uma decisão pessoal, pois posso ou não querer fazê-la. É uma decisão não imposta, pois ninguém é obrigado a tomar. É uma opção, pois dela dependerá o nosso futuro: céu ou inferno. Quem decide amar a Deus tomou a decisão correta: obedecê-Lo e guardar Seus mandamentos. Com a tomada dessa decisão, está dizendo que retribuiu o amor que Deus, dedicado às suas vidas.

III) Amar a Deus tem que exceder as palavras, tem que ser demonstrado com atitudes

Muitas pessoas tem dito que amam a Deus, que desejam ir para o céu, vivem dizendo pelos quatro cantos que são cristãos e não vivem sem Deus. Porém, suas atitudes não condizem com essa realidade. Amar a Deus exige de nós: postura e atitudes. Temos que nos posicionar, que ser santo, que lutar pela minha salvação e viver uma vida que agrade ao Senhor, cumprindo o Seu “ide”, e sair em busca da salvação de pessoas. Se agirmos dessa forma, estaremos demonstrando o nosso amor por Deus.

Aplicação – Hoje precisamos tomar uma decisão em nossos corações. Amamos a Deus? Se não, precisamos tomar uma decisão hoje e praticar aquilo que Ele ordenou em Sua Palavra. Se sim, nos rendamos ainda mais diante Dele e pratiquemos, ainda mais, com mais fervor, os ensinos que tem deixado para nossas vidas: amar ao próximo e a nós mesmos.