Home > Estudos Bíblicos > Epístola de Judas

Epístola de Judas

Autor: Judas, irmão de Jesus

Data: entre 64 e 70 d.C.

Esboço:

1 – Saudações – 1-2

2 – Defesa da fé cristã – 3-4

3 – Os deturpadores do evangelho – 5-16

4 – Instruções práticas – 17-23.

5 – Doxologia – 24-25.

Guardados em Cristo Jesus (v. 1) – Estar em Cristo, expressão importante na teologia de Paulo, é uma realidade espiritual que expressa nosso vínculo com Jesus e nossa posição espiritual. Trata-se de uma união mística. Estamos ligados a ele como os membros se ligam ao corpo e este à cabeça ou como os ramos se ligam à videira. Judas diz que estamos guardados em Cristo. Ele é o nosso refúgio, nossa fortaleza. O problema central apresentado pela epístola de Judas é o caso daqueles que não guardaram suas posições e se perderam, tornando-se exemplos do juízo divino (v. 6). O autor cita como exemplos: o povo de Israel no deserto, os anjos, Sodoma, Gomorra, Caim, Balaão e Coré.

 Heresia – Caminho da Perdição: Por que alguém deixaria sua posição de obediência a Deus para se tornar um infiel? Tal pergunta fica muito difícil de ser respondida se indagarmos a respeito da queda de Satanás. Daí em diante, um dos meios mais utilizados foi a persuasão. Assim, os anjos foram levados, e também Adão e Eva. O infiel vai propagando a infidelidade. Judas estava preocupado com essa prática, pois os hereges se manifestavam dentro da igreja e ameaçavam a firmeza dos irmãos através de doutrinas erradas. A epístola diz que eles “convertem em dissolução a graça de Deus” (v. 4).

Os Mensageiros do Mal – Tais elementos são muito perigosos porque entram nas igrejas (v. 12) e conseguem posições de liderança e ensino (v. 8,12). A sua aparência não é ameaçadora. Pode até ser agradável. Contudo, seu procedimento denuncia seu caráter. A aparência pode ser muito boa, mas o conteúdo deixa a desejar. Apresentam um potencial muito grande, mas não utilizado como deveria. Por exemplo, a rocha, que poderia servir como base em uma construção, encontra-se submersa, representando um perigo oculto e fatal.