Home > Estudos Bíblicos > Livro do Apocalipse

Livro do Apocalipse

O que é APOCALIPSE?

Esta palavra, de origem grega, significa “revelação”. Revelar é mostrar, tirar o véu, desvendar. Falamos do Apocalipse como algo oculto. Porém, trata-se de uma revelação. O livro revela que Deus tem um plano, cujo desfecho é a vitória de Cristo. Podemos não saber o que é a besta, mas sabemos que ela será vencida pelo poder de Deus. Esta revelação está clara e evidente no Apocalipse.

Autor: O apóstolo João (1:1, 4, 9-11)

Destinatários: As 7 igrejas da Ásia (fundadas por Paulo?).

Data: 95 ou 96 d.C.

Idioma: Grego (Apocalipse 1:8; 21:6; 22:13).

Local: Patmos – ilha vulcânica, rochosa e estéril, localizada a 56 km da costa da Ásia Menor (Turquia). Para lá eram enviados os prisioneiros na época do imperador romano Domiciano (81 a 96). Outra hipótese defendida por alguns é a de que João tenha estado lá em algum momento do governo de Nero (54-68).

Questões de Interpretação: Texto Simbólico ou Literal?

 . Texto literal: É aquele que se refere a fatos. São histórias ou profecias. Se desconsiderarmos seu caráter literal, estaremos anulando as palavras de Deus. Por exemplo, a crucificação de Jesus está relatada em um texto literal (Mateus 27).

. Texto simbólico: É aquele que utiliza linguagem figurada. Por exemplo, a parábola do filho pródigo (Lucas 15).

. Termo literal e simbólico alternadamente: Uma palavra pode ser usada literalmente em uma passagem bíblica e como símbolo em outra. Por exemplo, as estrelas no Salmo 8:3 são literais. Em Apocalipse 1:20, as estrelas são simbólicas, representam anjos. Em Apocalipse 9:1, a estrela é simbólica e parece representar uma pessoa ou um anjo. Em Apocalipse 8:10-12, a estrela pode ser simbólica ou literal. Nesse caso, não podemos afirmar com certeza. Vemos, portanto, que uma palavra pode ser usada de várias formas na bíblia. Isso mostra que não podemos fazer uma regra e achar que toda estrela na bíblia seja um símbolo.

. Texto literal e simbólico simultaneamente: A história de Abraão é literal. O povo de Israel está aí para comprovar isso. Aquele episódio de Abraão levando Isaque para ser sacrificado é literal. Foi um fato histórico. Mas, ao mesmo tempo, usando de alegoria, Abraão pode representar Deus, Isaque pode ser visto como um símbolo de Jesus e o sacrifício pode representar a crucificação. Assim, um texto literal pode ter um aplicação simbólica. Desse modo podemos ver inúmeros fatos no Velho Testamento. É possível, numa visão simbólica, extrair-lhes as lições sem negar-lhes o aspecto literal. O batismo e a ceia mencionados na bíblia são literais e ao mesmo tempo simbólicos. São fatos ocorridos, mas sempre representando uma realidade espiritual. O mesmo acontece com a ceia do Senhor.

. Símbolo com mais de um sentido alternadamente: Alguns termos, quando usados como símbolos, podem ter um sentido em um texto e sentido diferente ou até contrário em outra passagem. Por exemplo, o leão representa Cristo em um texto (Apocalipse 5:5) e Satanás em outro (I Pedro 5:8).

Numerologia

A tradição judaica relaciona alguns números a determinados conceitos religiosos ou cósmicos:

NÚMERO SIGNIFICADO SENTIDO REFORÇADO
1 Unidade  
2 Fortaleza, confirmação  
3 Divindade  
4 Mundo físico  
5 Perfeição humana  
6 Homem, falha humana 666
7 Perfeição, plenitude  
40 Provação  
70 Sagrado  
12 Religião organizada. 24, 144 mil
1000 Grande quantidade