Home > Estudos Bíblicos > O Arrebatamento

O Arrebatamento

I TESSALONICENSES 4:13-17

13- Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14- Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

15- Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16- Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

17- Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

 

INTRODUÇÃO

 

. O arrebatamento é um evento que acontecerá antes que aconteça a 70ª Semana de Daniel

. Vimos que 69 semanas se cumpriram, desde a saída para reconstrução do Templo em Jerusalém, até Jesus Cristo.

. De lá para cá, vivemos um tempo chamado a Dispensação da Graça, ou seja, um tempo em que o Evangelho está sendo levado a todos os gentios (não judeus)

. Mas Jesus disse que era para estamos atentos, pois Ele voltaria para buscar a sua Igreja (Mateus 24:36, 39) – “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” 
. Este dia e hora, ninguém sabe (Mateus 24:27) – “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem”.

. Porém, precisamos estar prontos (Lucas 21:34-36) – “Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem”

 

TEXTO – COMO ACONTECERÁ

 

I) Existem dois tipos de pessoas: os que morreram e os vivos

II) O texto diz que os mortos ressuscitarão primeiro

  • Lucas 16:19-31 – O rico e Lázaro – O seio de Abraão X Hades ou Sheol
  • Os mortos sem Cristo estão no Hades (lugar de habitação da alma dos mortos) e ali ficarão até o julgamento do grande Trono Branco)
  • Os que morreram em Cristo, que estavam no seio de Abraão, hoje estão debaixo do tribunal de Cristo
  • Efésios 4:8 – diz que Jesus levou o cativo do cativeiro
  • Apocalipse 6:10 – Diz que estas almas estão debaixo do altar de Cristo

III) O Senhor virá sobre as nuvens, não pisará na terra e arrancará ou arrebatará (gr Harpazo = arrancar a força) ou salvos que estiverem vivos, de sobre a Terra.

 

O QUE ACONTECERÁ NESTE INSTANTE?

 

I) Seremos transformados e revestidos da incorruptibilidade (I Coríntios 15:51-52) – “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.

II) Ficaremos com o Senhor para sempre (I Tessalonicenses 4:17b) – “e assim estaremos sempre com o Senhor”

III) Nossos corpos serão como corpos de anjos (Mateus 22:30) – “Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu”

IV) Teremos nossas obras julgadas, receberemos os galardões e nos assentaremos para participar das Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7) – “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”.

V) Enquanto isso na Terra, as pessoas estarão vivendo os 7 anos de tribulação (Daniel 9:27) – “E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador”.