Home > Lições de Células > Trazendo Jesus para dentro da minha casa

Trazendo Jesus para dentro da minha casa

LUCAS 19:1-10 

Neste ano estaremos dando uma grande ênfase na salvação, estruturação e estabilidade de nossas famílias. Se há algo que precisamos zelar é para que tudo esteja bem dentro de nossas casas e que todos estejam servindo o mesmo Deus que estamos servindo, pois não é tempo de vivermos um jugo desigual dentro dos nossos lares. (II Coríntios 6:14 – Um jugo é uma barra de madeira que une dois bois um ao outro e à carga que puxam. Uma junta em “jugo desigual” tem um boi mais forte e um mais fraco, ou um mais alto e um mais baixo. O boi mais fraco ou mais baixo anda mais lentamente do que o mais alto ou mais forte, fazendo com que a carga se mova em círculos. Quando os bois estão em jugo desigual, eles não podem executar a tarefa que está diante deles.). Hoje, aprenderemos com Zaqueu, e como a sua experiência com Jesus se estendeu para toda a sua família. Vejamos três lições: 

I)Para que nossa casa seja salva, é necessário vencer obstáculos

O Texto nos mostra que havia dentro do coração de Zaqueu o desejo de conhecer o homem chamado Jesus, que por onde passava, realizava curas, fazia milagres, trazia libertação e salvava aqueles que necessitavam. Esta curiosidade fez com que ele pudesse empregar todos os seus esforços para ter um encontro genuíno com Jesus. Observe que ele enfrentou obstáculos (multidão, ser de pequena estatura, dificuldade de acesso), mas ele não desanimou diante deles. Usou toda a sua capacidade para ir à busca Daquele que poderia responder aos desejos do seu coração. 

A pergunta é: será que temos vencido obstáculos e barreiras e caminhado em busca da nossa salvação e da salvação de nossa família? Ou será que temos desistido diante dos primeiros problemas? Pense. 

II)Oencontro com Jesus precisa gerar alegria em nossos corações 

O texto diz que quando Jesus disse que iria para a casa de Zaqueu, ele se encheu de alegria. Receber a Jesus, andar com Ele e tê-Lo em sua casa não foi um fardo para Zaqueu, pelo contrário, foi algo prazeroso, pois havia nele a expectativa de que algo bom poderia acontecer. Minha preocupação é que muitos de nós, agimos de forma contrária a que Zaqueu agiu. Ao invés de ficarmos alegres, parece que andar com Jesus e ter que viver com Jesus, em nossos lares, é algo muito difícil. 

Pare para pensar um pouco. Analise como era sua vida sem Jesus e quando Ele entrou em sua vida. Houve mudanças? Claro que sim. A outra pergunta é: trouxe alegria? Se sim, é porque havia uma expectativa na manifestação do Seu poder, assim como Zaqueu tinha em seu coração. 

III) A sua salvação, hoje, é o princípio para a salvação de todos os teus familiares 

Parece difícil entender isto, mas é algo real. Para que a salvação chegue à família toda, uma porta precisa ser aberta e esta porta é a tua vida. Basta chegar à salvação em um membro da família, que, a partir dela, Deus começa trazer a salvação a todos os membros daquela casa. Quando Jesus disse a Zaqueu, hoje a salvação chegou a esta casa, não significa que todos os membros daquela família aceitaram a Jesus imediatamente, mas que, as portas para a pregação do evangelho foram abertas e agora a salvação da família, pelo testemunho de Zaqueu, era questão de tempo. Assim será no meio da tua família. A tua salvação genuína, a tua vida de intimidade com Deus e a tua mudança impactará os seus e eles se renderão diante de Jesus. 

Aplicação: Hoje aprendemos o quanto é importante Jesus estar entrando em nossa casa e fazendo morada conosco, porém, a nossa atitude definirá se Ele irá e permanecerá, ou se simplesmente O afastaremos da nossa família. Vamos nos posicionar hoje ao lado do Senhor e levá-Lo para estar no centro da nossa família.