Home > Lições de Células > Um lar estruturado: O Projeto de Deus – Parte I

Um lar estruturado: O Projeto de Deus – Parte I

Texto: Gênesis 2:18

Orientação para a 3ª Célula   . Organize o ambiente, providencie um espaço agradável, deixe pronta a canção e as letras das músicas (tudo conforme) e estude a mensagem para a pregação . Convide as pessoas antecipadamente, incentivando-as a estarem com vocês . Siga o roteiro da Célula . Você ministrará as 4 primeiras lições, não peça para ninguém fazer  

I) Iniciar a Célula formando duplas ou grupos para orarem pelas famílias

. Coloque sempre no grupo alguém que sabe orar. Peça para compartilharem seus pedidos de oração por suas famílias no grupo (se desejarem). Uma pessoa orará por todos os pedidos.

II) Tempo de oração pelos sonhos e pela célula

. Separe duas pessoas: Uma delas orará pelo papel dos sonhos e a outra pela célula.

III) Louvor

. Peça para que alguém dirija o louvor

. Canção – Vem me buscar – Jefferson e Suellen

IV) Pregação

Desde o início da Bíblia até os dias de hoje, a família sempre foi a principal instituição criada por Deus. Deus vendo que não era bom que o homem vivesse só, criou para ele uma companheira de posteriormente ordenou que se multiplicassem e tivessem uma família.

Eva foi criada a partir de Adão, de uma de suas costelas, e podemos dizer que se tornou parte dele. Dois seres distintos, mas unidos, para assim caminharem até o fim.

Com o lar constituído, Deus revelou alguns planos para ele:

I) Nosso lar tem de ser um lugar de paz

Grande parte dos lares têm sido atingidos por uma onda de problemas e de relacionamentos conturbados. E por não sabermos como lidar com isto, tem como consequência todo tipo de violência (verbal ou física) e como consequência ainda maior, vemos, tanto na vida dos casais, como na vida dos filhos, dificuldades para encontrar uma saída e a geração de muitos traumas.

Nossa casa precisa ser lugar de paz, onde, após um dia de trabalho encontramos segurança, bem estar e possamos descansar seguros. Nossa casa não precisa de perturbação, nossa casa precisa de momentos alegres e de comunhão e isto somente conseguimos com um relacionamento sadio e cristão, segundo o plano de Deus.

II) Nosso lar tem que ser um local onde se manifeste a presença de Deus

No jardim do Éden, Deus visitava o casal na viração do dia, às 18 horas (Gênesis 3:8) e ali mantinha comunhão com eles, trazia direção, ensinava e mostrava o quanto era importante estar na presença de Deus para não pecarem. Foi justamente em um dos momentos em que Deus não estava, que o caos se instalou: pecaram, se esconderam e mentiram para Deus. A possibilidade de cairmos ou pecarmos é muito grande quando Deus não está presente em nosso lar. Portanto, lute para que Deus esteja sempre dentro do seu lar, mantenha com sua família momentos oração (início ou final do dia, antes das refeições ou em outros momentos específicos), incentive os membros de sua família a terem um tempo de Leitura Diária da Palavra do Senhor, deixe tocar louvores e adote uma postura de santidade para que a presença do Senhor seja atraída.

Para Refletir: 

Sua família é seu maior patrimônio, portanto lute por ela e permita que Deus possa agir para que sua família e seu lar sejam abençoados. A presença de Deus nos permitirá termos paz, sermos alegres e conquistar todos os sonhos. Você está disposto a isso?

V) Encerrando a célula

. Desafie-os a orarem por suas famílias todos os dias

. Desafio-os a convidarem sua família para estar em uma das nossas celebrações (Cultos de 4ª ou Domingo)

. Se desejar, combinem um pequeno tempo de comunhão no final

. Ore, abençoe-os e despeça-os em paz

. Cuidado para não exceder no horário