Home > Lições de Células > Diante do Chamado, não se esconda de Deus

Diante do Chamado, não se esconda de Deus

GÊNESIS 3:8-10

Quando lemos sobre a história da Criação do Homem, vemos um Deus presente articulando todas as coisas para que a Sua criação pudesse desfrutar do melhor de tudo e pudesse estar em comunhão com Ele, em um lugar onde não havia nenhum impedimento para que o homem pudesse ser feliz. Vemos nestes primeiros capítulos da Bíblia, Deus dando um passo inicial na direção do homem todos os dias, vinha visitá-los e manter um relacionamento com eles (viração do dia – 18 horas)

Porém, vemos que este relacionamento é interrompido devido a uma atitude errada de Adão e Eva, diante da ordem de Deus de não provar do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal. Eles pecam e diante do chamado de Deus, procuram se esconder.

A pergunta inicial que deveríamos nos fazer é: “Como está o nosso relacionamento com Deus? Em algum momento, diante do Seu chamado, temos tentado fugir ou nos esconder Dele?”

Algumas lições que precisamos trazer para nossas vidas:

I – O MEDO É O SINTOMA DE ALGUÉM QUE VIVE TENTANDO SE ESCONDER

Se analisarmos os versículos anteriores, veremos que Adão e Eva, após terem desobedecido e cometido pecado, se escondem da presença do Senhor. Observemos que diante da indagação de Deus, do “por que havia se escondido”, ele diz que teve medo. O medo nos desequilibra, nos limita em nossas ações, atitudes, palavras e o pior, impede-nos de conquistar nossos sonhos e projetos estabelecidos por Deus para nossas vidas. Fugir da presença de Deus não é bom, até porque isso é impossível. O Salmista nos diz que “Deus está em todo lugar” (Salmo 139:7-12). Logo, não há como fugir ou tentar nos esconder de Deus. Lembre-se de Jonas, que teve que passar por situações complicadas em sua vida, pois pensava que poderia fugir da presença de Deus.

É triste vermos pessoas que vivem tentando se esconder da presença de Deus. Estas perdem a segurança, sofrem derrotas, vêm seus sonhos frustrados e o pior de tudo, caminham a passos largos para a derrota e para o inferno. Não adianta queremos fugir ou nos esconder de Deus, é impossível. Por isso, nos voltemos para Ele hoje e nos apresentemos sem medo, diante da Sua presença.

II – QUEM SE ESCONDE PERDEM A PROTEÇÃO

Adão e Eva pecam, tentam se esconder de Deus entre as árvores do jardim do Éden; e ao olharem para si, percebem que estavam nus. O pecado os havia permitido ver a sua imundície, que estavam desprotegidos e sem nenhuma cobertura no corpo, o que gerou vergonha e medo. Espiritualmente falando, estavam agora sem qualquer cobertura espiritual e expostos aos ataques do inimigo e a consequência do pecado sobre suas vidas.

Isso acontece conosco também. Se estamos fugindo de Deus, é porque algo está errado em nossas vidas. Pare para pensar: “Se somente Nele há salvação, cura, bênção proteção e vitória, estar distante Dele, é estar desprotegido e distante da graça (favor imerecido)”. Quem em sã consciência deseja viver uma vida assim? Sujeito a ataques, derrotas e frustrações. Infelizmente o diabo tem enganado muitos crentes, os levado a se afastarem de Deus e perderem Sua proteção. A pergunta que devemos nos fazer novamente é: Se Deus nos chamar, poderemos dizer “eis-me aqui”?

CONCLUSÃO: Será que como Adão e Eva temos nos escondido de Deus? Hoje é tempo de pararmos de fugir, de nos esconder e voltar para Ele; sem medo, sem dúvida que há perdão e nos colocarmos a Sua disposição. Vamos nos posicionar hoje?