Home > Lições de Células > Conhecendo a vontade do Espírito Santo

Conhecendo a vontade do Espírito Santo

ISAÍAS 6:8 

Temos sido chamados para alcançar as multidões e neste percurso precisamos entender que as estratégias são importantíssimas, a unção é indispensável, mas há a necessidade de haverem instrumentos para que isto aconteça. O Senhor tem olhado do céu e continua a fazer a mesma pergunta que fez a Isaías: “a quem enviarei?” O profeta disse: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Qual seria nossa posição se o Espírito Santo nos chama-se para enviar?

Precisamos entender que se queremos ser estes instrumentos, necessitamos de:

I) Ser guiado pelo Espírito Santo de Deus

Quando Deus diz a Abraão para sair de sua parentela e ir para uma terra que ele o mostraria (Gênesis 12:1), deu-lhe diretrizes que o levariam a uma total dependência Dele, a um alto nível de fé e isto geraria a conquista e à bênção. Ser guiado pelo Espírito Santo implica a não fazer as coisas de nossa maneira, mas da forma estipulada por Ele. Andar de forma contrária poderá gerar desesperança e afastamento das promessas. Portanto, se o Ele tem nos chamado, precisamos estar prontos para dizer: “Guia-me, estou pronto para Te servir, onde quer que me enviar”

II) Ter um relacionamento íntimo com o Espírito Santo

Jesus, quando estava para subir aos céus, diz que nos deixaria o Consolador, o Espírito Santo (João 14:18), não para estar apenas nesta terra, mas para que pudéssemos desenvolver um relacionamento de intimidade com Ele. O nosso grande problema é que achamos que ter intimidade com Ele, está ligado a vir à Igreja toda a semana, ou porque é dizimista ou ofertante. Isto é consequência de quem tem intimidade com o Espírito. Mas o que realmente nos leva a esta intimidade é o desprendimento do nosso eu, de nossos próprios interesses e submetermo-nos à Sua vontade. Ter um relacionamento íntimo implica em sonharmos Seus sonhos; ter Sua visão e metas bem definidas dentro de cada um de nós. E nelas andarmos de forma consciente.

III) Depender do Espírito Santo

O Pastor César Castellanos, de uma igreja evangélica em Manaus, certo dia disse: “Espírito, peço-te que a partir de hoje seja o pastor de minha Igreja”. Ele estava dependendo até então de sua capacidade, de suas forças, ele é quem traçava alvos, planos, objetivos; enfim estava dependendo de si mesmo. Quantas vezes temos agido desta forma, fazendo da forma que pensamos, que entendemos ser a melhor forma, sem buscarmos saber se é Sua vontade ou não e sem dependermos Dele. Quando agimos assim, quase sempre nos cansamos, erramos, nos frustramos e não conquistamos as promessas para nossas vidas. Chegou o tempo de vivermos uma vida dependente do Espírito Santo.

Aplicação: O Espírito Santo quer ter o controle das nossas vidas. Ele sabe o que é melhor para nós e o que é necessário para sermos abençoados e instrumentos em Suas mãos. O que preciso? Conhecê-Lo no íntimo, depender plenamente Dele e deixá-Lo me guiar. Vamos nos posicionar, a partir de hoje e buscar viver uma vida em que conheçamos o Espírito Santo, de forma plena? (Orar, entregando o controle de nossas vidas à Jesus).