No Livro de Eclesiastes 3:1-8, vemos o grande sábio Salomão dizendo que há um tempo determinado para todas as coisas em nossas vidas, dentre eles: há tempo de plantar e tempo de colher. No ano de 2022, tivemos a oportunidade de plantar e colher muitas coisas em nossas vidas. Porém, muitos não conseguiram colher, pois simplesmente plantaram mal ou porque não plantaram.
Mas estamos chegando a mais um final de ano e este é o tempo determinado para que façamos uma análise em nossas vidas: O que deu certo e o que não deu certo; o que sonhamos e não se concretizou e o que se realizou em nossas vidas. Enfim, é um tempo de pararmos e após uma análise criteriosa, adotarmos uma postura diferente para o ano seguinte. Três lições que precisamos aprender:
I) Sejamos sinceros e realistas conosco mesmo
Preocupa-me muito quando queremos nos enganar e enganar os outros. Nós sabemos o porquê as coisas não deram certo em nossas vidas, sabemos onde erramos e quais foram os nossos fracassos. Uma coisa é certa, não podemos nos enganar e não admitir os nossos erros. Quando identificamos, com sinceridade onde caímos e onde erramos, a chance de consertarmos e mudarmos para melhor é muito mais fácil. Portanto, identifiquemos com clareza o porquê não conquistamos, onde erramos e o que não podemos fazer mais, para que 2023 seja um ano de conquistas e realizações.
II) É tempo de replanejar
Replanejar é a atitude de alguém consciente que reconheceu seus insucessos, seus fracassos e decidiu retomar o processo de conquista de forma diferente. Para tanto, após uma análise criteriosa, precisamos rever nossos alvos, nossas estratégias e ações.
O que não deu certo, precisamos mudar; o alvo que não conseguimos atingir, precisamos rever; pois pode ser grande demais ou pode não ser tão importante; as nossas atitudes, no processo de conquista podem ter sido erradas e precisamos fazer diferente no próximo ano. É tempo de replanejar e para tanto, precisamos ter critérios bem definidos.
III) Estabeleçamos alvos em Deus
Antes de propor alvos e objetivos para 2023, precisamos orar. Orar agradecendo por vários motivos: pelo ano que passou; pedindo que a vontade do Senhor se cumpra sobre nossas vidas; e que Deus nos dê discernimento espiritual para que identifiquemos os alvos corretos que desejamos estabelecer”. Sem orar, estamos sujeitos a vontades que nem sempre serão bênçãos para nossas vidas e isto pode nos levar à ruína. A Palavra diz: “há caminhos que ao homem parecem ser bons, mas o fim deles é morte” (Provérbios 14:12)
Aplicação: Este é um tempo de retomada em nossas vidas. Destinemos um tempo de SECRETO (Mateus 6:6) com Deus. Busquemos esta intimidade e a direção do Senhor para nossas vidas, nossos projetos, nossas famílias, vida profissional, ministério, entre outros. Em oração e baseado na Palavra nunca seremos enganados e nunca cairemos em ciladas. Experimentemos isto no Secreto e no Culto Doméstico, e sejamos abençoados.