Hebreus 8:5
No deserto, Deus deu o modelo de como deveria ser o tabernáculo. Local sagrado que Deus havia estabelecido para que o povo se relacionasse com Ele. O tabernáculo era dividido basicamente em três partes:
1) Átrio Exterior – Nele havia alguns componentes como o altar do sacrifício e a pia de bronze. Era o primeiro lugar onde qualquer pessoa chegava
2) O Lugar Santo – Para chegar ao lugar Santo tinham que atravessar a porta na qual havia cinco pórticos. O mobiliário era formado pelo candelabro de bronze, a mesa dos pães da proposição e o altar do incenso. Nem todos tinham acesso a esse lugar. Em seguida havia um véu que separava o lugar Santo do lugar Santíssimo.
3) O Lugar Santíssimo – Depois do lugar Santo havia o lugar santíssimo com a arca da aliança, os dois querubins sobre ela e, em seu interior: as tábuas da lei, uma porção do maná e a vara de Arão que floresceu. Nesse local o sumo sacerdote entrava uma vez no ano. Ninguém tinha acesso.
O nosso relacionamento com Cristo pode ser entendido quando olhamos para o tabernáculo e suas partes. Algumas lições:
I) O acesso era restrito
Durante este período, havia algumas condições para o acesso ao Lugar Santíssimo: O sumo sacerdote e somente ele, poderia entrar apenas uma vez por ano neste lugar. O acesso era restrito e ninguém mais tinha autorização para ali estar. Era um privilégio e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade deste homem que havia sido escolhido por Deus para ministrar em Sua presença.
II) Jesus rasgou o véu na cruz do calvário
Este acesso restrito veio a ser desfeito quando da morte de Jesus Cristo. A Palavra de Deus em Mateus 27:51 diz que, quando da Sua morte, o véu se rasgou do alto a baixo. Aqui tiramos algumas lições para nossa vida:
a) O Senhor Jesus abriu o caminho para que pudéssemos entrar no Lugar Santíssimo, lugar antes impossibilitado de estarmos.
b) O véu se rasgou do alto para baixo. Foi uma atitude vinda dos céus para que pudesse nos colocar diante de Sua presença.
c) Hoje podemos estar diante do Pai, sem que haja outro mediador, a não ser o nosso Senhor Jesus.
Aplicação: Você pode e deve entrar na presença de Deus todos os dias (lendo a Bíblia, vivendo uma vida de Oração e andando com Ele). Através de nosso Senhor Jesus, podemos nos achegar ao nosso Pai. Você tem feito isto? Se não, pode decidir fazer isso a partir de hoje.