Home > Lições de Células > Vencendo os impedimentos que me impedem de avançar

Vencendo os impedimentos que me impedem de avançar

DEUTERONÔMIOS 1:21-30

Moisés havia mandado os espias para ver a Terra Prometida. Viram que era uma terra boa, porém, tinham que vencer alguns obstáculos, para que pudessem conquistá-la. Haviam povos habitando na terra, havia fortalezas e até gigantes que precisariam ser derrotados. Neste momento, o que precisavam era confiar em Deus. Era crer, que Aquele que fez a promessa era fiel para cumpri-la em suas vidas. Mas, muitas vezes, como nós, tiveram um coração vacilante. Fato este que impediu todo um povo de entrar e tomar posse da benção, rapidamente.

O que impediu aquele povo de conquistar a terra e que nos atrapalha também?

1) Falta de disposição (v.26) – “Porém, vós não quiseste subir”

Era uma ordem do Senhor subir para conquistar a Terra Prometida, mas infelizmente eles resolveram desobedecer a Deus, o que os impediu de conquistá-la. A desobediente está intimamente ligada a falta de disposição. Não querer subir, além de ser uma atitude de não querer cumprir a ordem do Senhor, demonstrava o sentimento de seus corações. Estavam expressando através de suas atitudes, que não estavam tão dispostos a viver na direção dada por Deus e de estar no centro de Sua vontade. Não podemos nos desanimar diante das nossas conquistas e dos desafios que são colocados diante de nós. Deus não aprova um coração desistido e não tem prazer nele (Hebreus 10:38-39)

2) Murmuração (v. 27) – “Vós murmuraste em vossas tendas”

“Murmurar” é “falar entre os dentes, reclamar”. Deus havia feito uma promessa e cumpriria Sua palavra, na vida do Seu povo. Mas o Senhor que tudo vê e que sabe o que comentamos lá dentro de nossas casas, viu o coração daquele povo que ao invés de avançar para a conquista, ficou “reclamando” diante da possibilidade de ter que lutar, para tomar posse da bênção. Precisamos aprender algo, nossas palavras são sementes espirituais que lançamos nesta Terra e que refletem no Reino Espiritual. Se são palavras que edificam, certamente seremos abençoados por elas. Se não palavras de destruição e murmuração, colheremos seus frutos (Ver I Coríntios 10:10). Nunca permita que sua boca seja usada para amaldiçoar, que ela seja usada para abençoar a tudo e a todos.

3) Medo (v.28) – “Nossos irmão fizeram com que derretesse nosso coração”

Uma palavra lançada, tem o poder de motivar ou de fazer alguém desanimar, diante das batalhas e das conquistas. Aqueles judeus, diante do relatório dos 10 espias, que voltaram com um relatório negativo, tiveram seus corações tomados de um medo tão grande, que resolveram voltar. Sabe, precisamos tomar cuidado com nossas palavras e atitudes diante de nossa família, de nossos discípulos e de pessoas que queremos ganhar para Jesus. Podemos leva-las aos pés de Jesus e encorajá-las a conquistar, como podemos matá-las, antes mesmo de conquistarem. Só tem uma forma de vencermos o medo, é estarmos firmados em Deus, crendo em Sua palavra e agindo de tal forma, que nossas palavras e atitudes expressem esta realidade (II Timóteo 1:7).

Conclusão: Hoje, é chegado o tempo de avançar. De conquistar todas as promessas que Deus tem para nossas vidas e para a vida de nossas família. Será que estamos dispostos a isso? Ou Vamos recuar? Avance, pois Deus tem grandes conquistas a entregar em nossas mãos e se recuarmos, jamais conseguiremos nos levantar e tomar posse de todas as bênçãos que Deus tem reservadas para nossas vidas.