Home > Estudos Bíblicos > Aprendendo ser uma só carne

Aprendendo ser uma só carne

Observe o texto de Gênesis 2:18-25 e compreenda que após a decisão de constituir uma família, o homem torna-se com a sua mulher “uma só carne”.

18- E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

19- Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

20- E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21- Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

22- E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

23- E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

24- Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

25- E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

uma-so-carne

Introdução: Ao perceber que havia criado uma parceira para cada um dos animais, Deus viu que não era bom que a “excelência de sua criação: o homem ficasse só”. Ele sabia que o homem necessitava de uma companheira, para que se realizasse com ela e que pudesse dar sequência ao processo de constituição da família. Neste sentido Deus prepara-lhe uma “ajudadora ou auxiliadora” para que formassem um casal abençoado.

Nesta lição aprenderemos três princípios básicos encontrados no texto que definem o que é ser “uma só carne”.

I) Para sermos uma só carne necessitamos entender o papel de cada um dentro do casamento

1) Quem é a Ajudadora Idônea?

O texto de Gênesis 2:18 apresenta o papel para qual a esposa foi formada, para ser uma “ajudadora idônea”. Mas o que significa esta expressão?

  • Uma ajudadora idônea é uma companheira adequada com a qual o homem irá se relacionar.
  • Uma ajudadora idônea é uma parceira que proverá tudo aquilo que o indivíduo não pode prover sozinho.

Em nosso contexto atual a mulher tem assumido muitos papéis. Ela tem que ser: dona da casa, mãe, esposa, educadora e ainda muitas vezes trabalha fora. São tantas responsabilidades que se não houver sabedoria por parte dela, a família poderá ser desmantelada.

Se não bastasse, ao mesmo tempo em que executa tantas atividades, tem que ser sujeita a seu esposo, supri-lo emocionalmente e sexualmente. Aqui é necessário ressaltar a necessidade de haver por parte da mulher muita sensibilidade, dedicação e empenho, para que a sua casa seja edificada (Provérbios 14:1)

2) Quem é o Cabeça da Família

A Bíblia traz em I Coríntios 11:3 – “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo”. Ela também diz em Efésios 5:23 – “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo”.

Em nenhum momento a Palavra do Senhor coloca a mulher como cabeça da família e sim o marido como o cabeça da mulher. Talvez você já ouviu aquela piadinha: “O marido pode ser o cabeça, mas a mulher é o pescoço e move o marido para onde quer”. Lares que são construídos desta forma são tremendamente infelizes e enfrentam problemas até com a criação dos filhos.

Mas o que implica em ser “o cabeça”?

Cremos que ser “o cabeça” implica em: direcionar, em orientar, em cuidar, em se relacionar como Jesus se relacionou com a sua Igreja. Todas estas coisas o Senhor fez pela Igreja, assim como os maridos devem fazer com as suas esposas. Vemos isto em Efésios 5:25 diz: “Maridos amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Ser o cabeça implica em fazer tudo o que Jesus fez, pautando suas decisões no amor “ágape”, no “amor sacrificial”, no “amor altruísta”.

. Ágape – Amor incondicional

. Sacrifial – Amor de entrega

. Altruísta – Sem esperar nada em troca

Quando homens agem desta forma, realmente estão sendo os cabeças de sua família como Cristo é da Sua Igreja.

II) Da costela formou uma mulher e trouxe-a a Adão

Matthew Henry diz : “A mulher foi feita da costela do lado de Adão; não da sua cabeça, para não governá-lo; nem de seus pés, para não ser pisada por ele; mas do seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço, para ser protegida, e perto do seu coração, para ser amada”.

A Biblia diz que Deus forma o homem do pó da terra, a mulher Ele faz da costela do homem e após isto, devolve para ele. Neste momento Adão declara que ela é formada dele: “osso dos meus ossos, e carne da minha carne (v.23)”.

O que isto representa para nós?

“Osso dos meus ossos e carne da minha carne” – Representam a cumplicidade e a ligação existente entre ambos, que agora adotam um posicionamento, de caminharem juntos até o fim dos seus dias.

Isto significa dizer que: a alegria, o sofrimento, a realização, o sucesso, o desejo, entre tantas outras coisas de um dos parceiros, precisa refletir na vida do outro. Eu não quero o mal para mim, logo não posso desejar para o outro. Eu quero ser feliz, esta felicidade não pode ser somente minha, precisa ser refletida em meu cônjuge e assim por diante.

Uma frase nos chama a atenção e quero que você reflita sobre ela: “O homem não está completo se não estiver com a sua mulher”.

Deixar pai e mãe, para a constituição de uma nova família, é uma união completa, com profunda ligação: física, emocional e espiritual. É o estabelecimento de dois contratos: um contrato celestial (aliança diante de Deus) e contrato civil (aliança diante dos homens).

Pode-se pensar: Como administrar esta “uma só carne, quando são duas pessoas distintas”?

É necessário que estas duas naturezas tão diferentes possam se adaptar uma a outra. Precisa haver a aplicação de alguns elementos indispensáveis ao casamento: compreensão, amor, entendimento, abnegação, altruísmo, paciência, etc.

III) Aqueles que formam “uma só carne” não possuem problemas de relacionamento

No Éden, a Bíblia diz que Deus colocou Eva diante de Adão, ambos estavam nus e eles não se envergonharam (Gênesis 2:25).

O coração inocente, a mente não cauterizada pelo pecado, os pensamentos cheios da santidade de Deus faziam com que aquele casal pudesse conviver com a nudez e isto não lhes causava nenhum tipo de vergonha.

Em nossos dias, muitos casais têm grandes problemas em seus relacionamentos, tem dificuldades de comunicação, não se realizam sexualmente, tem limitações que impedem que o seus alvos sejam compartilhas e bem sucedidos, entre tantas outras dificuldades.

Porém, precisamos entender, que para que estas coisas sejam sanadas, entre o casal não pode haver reservas para o entendimento, não pode haver segredos, não deve haver orgulho e nem vergonha.

Entre o casal é necessário liberdade de expressão, é preciso haver confiança, entendimento sobre as dificuldades e necessidades de um para com o outro. Quando estas coisas são observadas e trabalhadas, as chances do casal ser feliz é muito maior.

Conclusão

A constituição da família foi estabelecida por Deus. Algo criado por Ele para que o homem e a sua mulher sejam cúmplices nas suas realizações, nas conquistas e no prazer. Quando cada um entende o seu papel e há o amor “ágape”, estabelecido em seus corações, nos tornamos uma só carne e não há problemas que não conseguimos vencer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*