Home > Estudos Bíblicos > Por que devo fazer parte de uma Igreja

Por que devo fazer parte de uma Igreja

Inicialmente precisamos diferenciar duas definições de Igreja. Primeira, eu sou a Igreja. O templo do Espírito Santo. E, segunda, Igreja como instituição (Exemplo: Instituição – Igreja Batista Ágape). Vamos nos prender apenas na segunda definição: Igreja como instituição, para responder a pergunta acima.

A Igreja é a instituição criada por Deus para que os salvos possam se reunir com o objetivo de: adorá-Lo, servi-Lo, se alimentar com a Palavra, ser ensinado de como ir para o céu e manter comunhão com outros crentes em Cristo Jesus.

agape lucelia

Há diversidades de Igrejas ou de denominações (Batista, Assembleia de Deus, Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, entre outras). Estas são Igrejas que se diferenciam pelos usos e costumes. Estes são diversos e dentre eles podemos apontar alguns, como: roupas, liturgia, hábitos, cabelo, dias de culto, crenças religiosas, entre outros. Porém, precisamos dizer que, se estas Igrejas usam a Bíblia como a única regra de fé e prática, ou seja, vivem a Palavra de Deus em sua essência, estas são Igrejas verdadeiras e Deus se manifesta nestes lugares.

Estar na Igreja não pode ser um fardo para mim, e sim, motivo de grande alegria. Quando “estar na Igreja” é algo pesado, ou que me traz desânimo, algo não está correto. Tanto é que o salmista no Salmo 122:1 diz: “alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”. E este deve ser o desejo do coração de todo crente que entregou sua vida a Jesus.

Por que devo estar alegre? Porque é na Igreja que posso ser abençoado, lá tenho direção e é na Igreja que consigo aprender sobre o Deus que pode me dar à salvação. Por este e muitos outros motivos é que preciso me alegrar quando chegam os dias de Culto ou de eventos que me levam para a Igreja.

Benefícios por estar em uma Igreja

Estar na Igreja me traz muitos benefícios, muitas vantagens que por não conhecê-los, perco suas bênçãos que vão desde a salvação a bênçãos físicas e emocionais. Dentre eles citaremos três:

I) As portas do inferno não prevalecem contra a minha vida (Mateus 16:18)

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”

No texto, Jesus diz que Pedro seria uma rocha na implantação do Evangelho. Porém, Jesus (esta pedra) seria o local de edificação da sua Igreja. E se esta Igreja estivesse alicerçada nas Suas palavras, as portas do inferno não prevaleceriam contra ela.

Estar ligado a uma Igreja traz uma proteção que não tenho fora dela. A promessa é que satanás e seus demônios não podem prevalecer contra a Igreja de Jesus e contra aqueles que estiverem ligados a Ela (Igreja).

Estar na Igreja é estar debaixo da cobertura espiritual de Deus. Onde o mal não pode resistir, e mais, onde há um decreto contra as trevas: “não prevalecerá contra o povo de Deus”. As trevas podem até nos atacar e conseguir algumas vitórias, mas, a vitória final, é, e sempre será da Igreja de Jesus (nós).

II) É lugar onde recebo apoio e proteção (Eclesiastes 4:9-12)

“v.9 – Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. v.10 – Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. v.11 – Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? v.12 – E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.

É um engano alguém achar que pode ser cristão sozinho, e pior, fora da Igreja. Pode ser comparado a uma brasa acesa, que foi tirada da fogueira e que com o tempo foi se apagando. A pessoa vai se esfriando aos poucos, vai desanimando e quanto menos espera, abandonou os caminhos do Senhor.

O texto de Eclesiastes diz que quando estou unido a outro, a chance de cair e de não conseguir me levantar é muito menor do que se estou sozinho. Assim é quando estou ligado a Igreja e desenvolvo relacionamentos com outros irmãos. Posso passar por lutas, posso sofrer, de vez em quando, mas ao meu lado terei sempre irmãos que lutarão comigo. É nos momentos em que estamos fracos, que surgirá sempre alguém que me ajudará a me fortalecer. Posso estar desamparado pelo mundo, mas sempre haverá alguém que me apoiará, orará por mim e intercederá pela minha vida.

O autor de Eclesiastes ainda diz: se estou firme na Igreja, é formado um cordão de três dobras que não se rompe, ou seja, quando estou na Igreja: eu, meus irmãos e o poder de Deus, não me deixará cair e permanecer prostrado. Aí se forma um cordão de três dobras, onde recebo apoio e proteção.

III) É o lugar onde sou ensinado como agradar a Deus e como ir para o céu (Deuteronômio 4:9-10)

“v.9 – Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos. v.10 – O dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos;”

Deus chama Moisés para dar-lhe os 10 mandamentos. Na ocasião, Deus ordena-lhe para que pudesse reunir o povo e instruí-lo a temer a Deus, pois esta era a garantia de habitar na terra prometida.

Mas você pode dizer: Mas eles não estavam reunidos em um Templo ou Igreja. E isto é verdade, somente muitos anos depois, Deus autorizaria a construção de uma Igreja. Na ocasião eles se reuniam em locais diversos para ouvir a voz de Deus, neste caso, ao pé de um monte, no meio do deserto.  O mais importante  não é o local (prédio). O importante é que a Igreja (povo de Deus) se reunia para ouvir os ensinos do Senhor.

Este é um dos papéis da Igreja e um benefício que temos. Hoje temos lugar para nos reunir, temos boas acomodações e bons templos. O que precisamos é ter a disposição de aprender, pois através dos ensinos que são ministrados na Igreja é que, se praticados, agradarei a Deus e caminharei em direção à terra prometida (o céu)

Retomando pontos importantes

Lance alguns questionamentos para verificar se a lição foi bem compreendida pelos participantes. Depois reafirme os conceitos básicos para cada um dos questionamentos.

1- Será que é importante estar em uma Igreja?

2- Quais os benefícios que tenho de participar de uma Igreja?

3- Como identificar se uma Igreja é verdadeira ou não?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*